domingo, 8 de junho de 2014

Vida de estudante

Agora sim vou contar um pouquinho sobre a minha rotina nas Filipinas ...

Como já havia falado, comecei as aulas de inglês na mesma escola que estudei ano passado quando estive aqui de férias.
















Pois é, para quem não sabe já estivemos aqui ano passado. Victor veio trabalhar durante 3 meses e eu passei apenas 1 mês, durante as férias. Aproveitei para estudar inglês durante a semana e nos finais de semana fizemos algumas viagens, inclusive fui pedida em casamento numa delas, no Big Buddha, em Hong Kong, foi tão tão tão lindo!!! Depois vou contar aqui sobre o pedido (se começar a contar agora não paro mais, mas foi lindo mesmo!rs) e os lugares que já visitamos (Hong Kong, Macau, Tailândia-Bangkok e Boracay-uma ilha aqui das Filipinas com o pôr do sol mais lindo que já vi).

Voltando à minha rotina ... agora sou estudante novamente!!rs Tenho aulas todos os dias, geralmente apenas de manhã, mas às vezes fico o dia todo. São aulas individuais e em grupo. Estas foram dividas por temas (Integrated skills, grammar, vocabulary, spelling, accent training...). Tenho gostado bastante, é bem diferente estudar inglês no Brasil e num lugar onde você tem que se virar no inglês o tempo inteiro!!!
Ano passado tinham várias brasileiras estudando lá, mas esse ano sou a única ... meus coleguinhas são coreanos (a maioria), chineses, tailandeses, taiwaneses, vietnamita, espanhol, e até um líbio. A maioria dos professores Filipinos e já moraram fora do país, mas tem uma de Ohio e um da Califórnia. Acabo aprendendo um pouquinho da cultura dos outros países e é bem interessante!


Estava me virando um pouquinho por aqui desde quando chegamos, já que tenho que ficar sozinha o dia inteiro, mas com as aulas de inglês tenho me soltado um pouco mais. No início tinha receio de pegar táxi, até porque já ouvi tanta história esquisita: barata dentro do carro, motorista dormindo; e vivi algumas também: o motorista descer no meio da rua para colocar água no radiador (isso nem me impressionou tanto, já que depois que fui assaltada andei com o famoso moquequinha durante muito tempo. Moquequinha era o carro do pai de Victor, um gol bola que tem mais de 450 mil km rodados, juro!!! E que já me deixou parada perto do viaduto Raul Seixas porque esquentou e furou o radiador, Victor foi me buscar e tivemos que parar a cada 500m para colocar água, fora os pneus furados em dia de alguma viagem...). Além disso, nos horários de pico os motoristas de táxi daqui escolhem os passageiros, isso mesmo!! Eles perguntam para onde você vai e se não quiserem levar não param e nem falam nada, e você fica na rua, com cara de besta, esperando algum resolver parar.

O nosso meio de transporte aqui é apenas o táxi, porque além de ser muuuito barato (uma distância entre a Pituba e o aeroporto que custa mais ou menos R$ 60,00, aqui é o equivalente a R$ 15,00), o trânsito aqui é muito louco, nem vale à pena tentar dirigir. 

Mas o meio de transporte mais popular é o Jeepney. 

Os Jeepneys são herança da Segunda Guerra Mundial, eles foram originalmente feitos dos jipes abandonados ou doados aos Filipinos pelas Forças Armadas Americanas, ao final da guerra. Os jipes foram alterados e decorados, alguns extremamente coloridos!! E com o passar dos anos anos eles foram sendo modificados e ficando maiores ...

O nome vem da combinação de "jeep" e "jitney" (lotação), então vocês já imaginam como é ... se acham que os ônibus Barroquinha ou Itapuã lotados são as piores coisas, venham andar de jeepney às 17h!!!

A passagem custa por volta de 8 pesos filipinos.



Ah! Também estou tendo que me virar como dona de casa, apesar de ainda estarmos hospedados no hotel, tenho cozinhado algumas coisas. Victor sempre elogia,mas isso "é o amooor..." mas pelo menos não passamos fome!! rs 
Trouxe feijão preto e farinha do Brasil e já fiz um pouquinho, ficou bem gostosinho, mas não coloquei muitas carnes porque não sabia quais colocar. Não é muito fácil e nem barato achar carne de boi aqui. E a farofinha, hum... estava morrendo de saudades!

Se tudo der certo vamos mudar para o apartamento na próxima semana, êêêê!! E aí coloco algumas fotinhas da nossa nova morada!!